Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Marketing e Informática (Ipemi), traçou um possível cenário para a eleição do ano que vem, que escolherá o novo prefeito de Itaquaquecetuba. Estudo semelhante foi elaborado pelo mesmo instituto, divulgado na edição de ontem do Dat, porém, desta vez, a pesquisa levou em conta um cenário em que o antecessor de Mamoru, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, não participasse da disputa eleitoral.
Vale lembrar que os entrevistadores utilizaram a pesquisa estimulada e perguntaram aos eleitores: "se a eleição para prefeito em 2016 fosse hoje e se os candidatos fossem esses, em quem você votaria?".
Nesta simulação idealizada pelo órgão, o atual prefeito mantém a liderança com 118 citações nas intenções de voto, totalizando 23,3% dos avaliados. Em segundo lugar, a ex-candidata Adriana da Costa (PSB) a Dra. Adriana é citada por 60 eleitores, 12% do total. Na terceira colocação aparece o vereador Roque Levi Santos Tavares (PR), o Dr. Roque, lembrado por 55 entrevistados (11%).
É interessante notar que neste cenário, sem a presença de Armando, a ordem dos possíveis candidatos, Dra Adriana e Dr. Roque, se invertem. Nas pesquisas de intenções de votos veiculadas ontem, o parlamentar aparece à frente da ex-candidata.
Outros possíveis candidatos
O legislador Silvani de Paula Lima (PR), teve o nome lembrado por 17 entrevistados, recebendo 3,4% das intenções de votos. Percentual parecido teve o ex-prefeito Mário Moreno (PSDB), que foi lembrado por 3,2% .
Abaixo desse percentual está o também vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PTN), citado por 2,6% dos entrevistados, enquanto o candidato derrotado na última eleição para prefeito, Rogério Tarento (PR), foi repercutido entre 2,2% dos eleitores consultados.
Valdir Coelho, com 1,8%; o parlamentar Edson Moura, com 1,6%; Pacheco, com 0,8% e o Dr. Eduardo (PT do B), com 0,2% das intenções de votos fecham a lista. Não sabem ou não opinaram representa 7,4%.