A avenida Francisco Rodrigues Filho, no distrito de César de Souza, receberá um novo sistema de iluminação pública. Serão investidos pouco mais de R$ 1,8 milhão para implantar 222 postes com duas lâmpadas cada, no canteiro central que corta a avenida até o bairro do Botujuru.
Moradores e comerciantes da região afirmam que a avenida é escura e insegura. A licitação para escolher a empresa que ficará responsável pelo serviço está em andamento e quatro empresas foram habilitadas.
O edital que habilita as empresas foi publicado anteontem no Diário Oficial do Estado. A Comissão Municipal Permanente de Licitação habilitou as empresas Construtora Remo Ltda, Terwan Soluções em Eletricidade Indústria e Comércio Ltda, Eletrowal Serviços Ltda e Trajeto Engenharia e Comércio. A instalação das luminárias vai começar no trecho da avenida Ricieri José Marcatto até a rua do Rosário, no Botujuru. O sistema de iluminação pública que será instalado na avenida é de lâmpadas de LED.
Atualmente, a via, que foi recentemente duplicada, conta com iluminação pública em apenas um dos sentidos da avenida.
Com a habilitação das empresas fica estabelecido o prazo de cinco dias para recurso.
A abertura dos envelopes com as propostas comerciais deve ser feita no dia 10 de agosto.
A engenheira civil Tatiane dos Santos Espina, de 28 anos, afirmou que a avenida é muito escura. "Vai ser melhor para os pedestres. Costumo fazer caminhadas por volta das 5h30 e ainda está escuro. Acredito que a iluminação vai trazer mais segurança para as pessoas", contou.
O empresário Lourenço de Souza, 61, disse que a nova iluminação vai prevenir colisões. "Vai ficar melhor, pois é muito escuro. Os motoristas não conseguem enxergar direito. É muito perigoso", avaliou.
O jornaleiro Reginaldo Rogério, 42, informou que já presenciou um acidente ocorrido pela falta de iluminação. "Um caminhão parou na avenida e um motociclista não viu. Ele acabou parando debaixo do veículo. Hoje só temos iluminação em um dos lados da avenida. Quando essas luminárias forem instaladas vai ser bom, pois a luz vai se expandir e ambos os sentidos ficarão iluminados", ressaltou.