Ter ansiedade antes de eventos importantes, apresentações, entrevistas de emprego ou ao receber o resultado de um concurso público, é normal. Agora, ser excessivamente preocupado ou apreensivo com tudo, como a sensação contínua de que algo ruim vai acontecer e a falta de controle sobre pensamentos e atitudes, são sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
A psicóloga e master coach Cintia Seabra explica que, se esses sintomas persistirem por pelo menos seis meses, quer dizer que você tem esse distúrbio, considerado uma doença, como a depressão. Esse transtorno traz alguns efeitos colaterais, como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), 12% da população brasileira é ansiosa, isso representa aproximadamente 24 milhões de pessoas. Esse levantamento, ainda, prevê que 23% da população brasileira terá algum distúrbio ansioso ao longo da vida.
De acordo com a master coach, alguns efeitos físicos que esse distúrbio pode causar são dores de cabeça, falta de ar, dores no peito, dores nas costas, sensação de cansaço e incapacidade de descontração. Em casos mais graves, os pacientes podem ter tremores, dores abdominais e diarreia. A doença tem ligação direta, também, com a obesidade, porque depois de um dia em que você se sentiu pressionado ou quando está passando por um momento difícil, pode compensar o estresse na comida. "Nessas horas, as pessoas preferem, geralmente, doces ou comidas gordurosas, o que não é um hábito saudável. Esse ciclo se repete diariamente, causando problemas mais sérios, como a diabete", pontua Cintia.
Tratamentos
O tratamento deve ser feito com um psicólogo ou médico psiquiatra. Normalmente com a utilização de remédios, psicoterapia ou terapia holística (massoterapia, florais de Bach, acupuntura, etc). A prática de exercícios físicos ajuda a lidar com a ansiedade, porque amplia a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. A ingestão de alimentos específicos também pode ajudar, como bananas, frutas cítricas, ovos, leite, espinafre e mel. Mais informações: osegredodoemagrecimento.com.br.