A partir de hoje, a maioria das cidades do Alto Tietê começam suas campanhas de vacinação contra a Poliomielite, além de outras vacinas. Mais de 95,5 mil crianças devem ser imunizadas em todo o Alto Tietê, como informou o Dat em matéria publicada na última quinta-feira.
Em Suzano, a meta é atingir mais de 20 mil crianças na faixa etária dos 6 meses a 4 anos. Mais de 25 mil doses da vacina já foram distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A campanha vai até o dia 31.
Em Poá, prefeito Marcos Borges (PPS) e o secretário de Saúde, Marco Antônio Grandini Izzo, anunciaram a ação ontem e até vestiram a camisa em apoio à campanha. A cidade contará com 13 unidades de saúde funcionando das 8 às 17 horas. Portanto, pais ou responsáveis por crianças com idade a partir de 6 meses até 4 anos precisam levar os pequenos em um posto de saúde mais próximo para a imunização contra a Pólio.
De acordo com o prefeito, o cuidado e a prevenção são importantes aliados para manter afastadas as patologias. "É essencial levar as crianças para vacinar. Todos juntos preservando a saúde das nossas crianças", comentou o chefe do Executivo poaense.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Saúde, dará início hoje também a sua Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. De 13.960 crianças, a meta é atender ao menos 95% da população ferrazense que tenha de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização será realizada também até 31 de agosto.De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, haverá, também, no dia, atendimento em postos itinerantes.
A campanha em Mogi das Cruzes ocorre em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) abertos das 8 às 17 horas. Haverá, ainda, postos volantes instalados em locais estratégicos, como o Largo do Rosário, no centro.
Outra cidade que terá a campanha é Arujá. Em todas as UBSs os moradores encontrarão a vacina.
Em Itaquaquecetuba, haverá 17 postos fixos entre as UBSs e Unidades de Saúde da Família (USF), além de mais 22 postos volantes em escolas municipais e supermercados. A meta é atingir 95% das crianças de 6 meses até 4 anos.