Conscientizar os motoristas sobre a emissão de poluentes. Este é o principal objetivo da aferição da fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arujá, em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), com o apoio técnico da Petrobras. Educativa, a ação ocorre por meio da abordagem dos veículos. Com um aparelho chamado opacímetro, introduzido no escapamento dos automóveis, a coloração da fumaça é aferida. O serviço vai até a próxima quinta-feira. Em seguida, o resultado é transmitido a um computador equipado com um programa do Conpet que faz a comparação do nível de opacidade padrão, variável de um veículo para o outro, com o que está sendo emitido no ar.
Qualidade
A fumaça cinza clara é a considerada ideal. Quanto mais escura ela estiver, pior é a qualidade. O mesmo vale para a coloração branca, fora do padrão. Além do benefício para o meio ambiente, manter o automóvel funcionando bem é vantajoso até mesmo para o proprietário. Segundo dados do Conpet, veículos com a emissão ideal chegam a economizar 5% de combustível. "Ninguém é autuado caso esteja fora dos padrões. Nós emitimos uma ficha com todos os dados obtidos com a aferição e entregamos ao motorista para que ele procure um mecânico e resolva a situação", afirma o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Adão Vagner Ursino.
Hoje, a ação ocorre na avenida Aírton dos Santos Hera Galves, 2, Barro Branco; amanhã, será na avenida Takara Belmonte, 178, Centro Industrial; e na quinta-feira, na Estrada dos Fernandes, 1.351, Miranda, sempre das 9 às 16 horas.