O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) interromperá o fornecimento de água para 65% da cidade, na próxima terça-feira (18/08), devido a uma parada geral dos sistemas de captação (Estação de Captação e Recalque II - ECR II) e distribuição (Estações de Tratamento de Água Centro e Leste) para reparo de um vazamento na adutora de água bruta, no Cocuera. O corte será das 6 às 18 horas e a previsão é de que a água retorne de forma gradativa ao longo da noite e da madrugada de quarta-feira (19/08).
Os 65% da cidade correspondem a todo o sistema de distribuição de água do Semae, que soma 116 mil ligações. Somente o distrito de Braz Cubas, que é abastecido pela autarquia com água comprada da Sabesp, vai operar normalmente na terça-feira.
Aproveitando a interrupção no abastecimento e para reduzir a necessidade de futuras paradas, o Semae também programou a instalação de um registro na adutora e limpeza do reservatório da Vila Natal, manutenção na plataforma na ETA Centro e manutenção de registro da bomba de distribuição da ETA Leste.
Para amenizar os efeitos, todos os reservatórios da autarquia estarão cheios e farão o abastecimento por gravidade. Os moradores que possuem caixa de água em casa não sentirão os reflexos da parada. Por isso, o Semae reforça a recomendação para as pessoas que ainda não possuem reservatório: a instalação de caixas de água é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede.
A reservação de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma residência com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da casa por até 24 horas sem fornecimento da rua.
A autarquia orienta os consumidores a economizar água e a intensificar este processo nos dias que antecedem a parada. Com isso, as caixas de água permanecerão cheias e garantirão o abastecimento no dia da operação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.