O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) solicitou à Guarda Municipal o reforço nas rondas na região do reservatório e da estação de bombeamento da Vila Rei, depois de nova invasão e furto de cabos de energia, a quarta somente no mês de julho - ou sexta, considerando que o reservatório da Vila Pomar também foi alvo de duas ações recentes de vândalos. A autarquia também registrou boletim de ocorrência. Além do prejuízo material, a retirada dos fios elétricos interrompe o funcionamento da estação e, consequentemente, o fornecimento de água na região.
O primeiro dos dois últimos crimes foi na madrugada de quarta-feira. E o segundo, poucas horas após a correção do primeiro estrago. "Nossa equipe ficou até as 20h de ontem (quarta) para finalizar os reparos e retomar o abastecimento. Hoje (quinta), às 8h, funcionários voltaram ao local para alguns ajustes e constataram novo furto", relata o diretor-ajunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira.
No final de semana dos dias 11 e 12 de julho, foram duas ocorrências: furto de cabos de energia e tentativa de furto de encanamentos e registros internos da área do reservatório da Vila Rei e pichação da caixa de água da Vila Pomar. No dia 15, nova invasão com tentativa de furto de fios na Estação Elevatória da Vila Rei, que fica a duas quadras do reservatório. Dois dias depois, criminosos levaram cabos de energia e cortaram a fiação do sistema que controla as bombas do reservatório da Vila Pomar.
Em maio, um furto de cabos de energia na estação de bombeamento da Vila Rei provocou a interrupção do fornecimento de água. Três meses antes, foram três furtos de cabos, também na estação da Vila Rei, em menos de dez dias.
O Semae pede novamente o apoio dos moradores vizinhos às estações para que denunciem à polícia caso presenciem alguma invasão.