A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou uma operação para flagrar um crime ambiental e interditar a área onde estava sendo praticado, na estrada do Corredor, no bairro do Perobal. Na última segunda-feira, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia de que vários caminhões estariam entrando no local e despejando resíduos, de origem ainda desconhecida, com forte odor e aparência de lodo.
Foram deslocadas equipes da pasta e também da Fiscalização de Posturas, da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil até o local, onde constataram a existência de três buracos que foram cavados para o descarte, além de dois lagos que estavam sendo completamente cheios irregularmente com o lodo descarregado pelos caminhões. Ainda foram encontrados peixes mortos e animais silvestres presos em uma gaiola.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiental de Itaquá, foram encontradas no local quatro máquinas usadas para terraplanagem que pertence à empresa Contern Construções e Comércio Ltda., que prestou serviços para construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), sendo duas esteiras, uma retroescavadeira e uma escavadeira de grande porte.
Uma parte do terreno é de propriedade particular e a outra pertencente à Furnas Centrais Elétricas, ambas consideradas Área de Preservação Permanente (APP). Para a realização de qualquer movimentação de terra seria necessária a autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Após a confirmação de ser um crime ambiental, a Fiscalização de Posturas embargou os serviços no local e encaminhou o responsável pela obra para a Delegacia Central da Polícia Civil de Itaquá. Ele terá de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para recuperar a área e poderá receber multas, que serão revertidas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.