Mogi das Cruzes deverá ser beneficiada com investimentos de uma parcela dos 10 bilhões de dólares que serão gerados a partir do intercâmbio comercial bilateral entre o Vietnã e o Brasil.
Em agosto, empresários vietnamitas virão para o município para conhecer empresas, indústrias e fazer negócios.
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) sediou um seminário para mostrar o potencial do país asiático para os empresários mogianos. O embaixador do Vietnã, Nguyen Van Kien, e o conselheiro comercial Pham Ba Uong participaram do encontro realizado ontem.
O embaixador informou que o Brasil é o principal parceiro comercial do Vietnã na América Latina. Kien ressaltou que Mogi é um município estratégico para firmar negócios e trazer investimentos. "Mogi tem uma localização muito boa. Ela fica perto do aeroporto de Guarulhos e do porto de Santos. Ainda não temos contratos com Mogi, mas no Brasil temos bastante. Espero que depois deste seminário, tenham mais empresas do Vietnã que queiram vir para Mogi e que empresas da cidade possam conhecer o Vietnã para procurar oportunidades", destacou o embaixador.
De acordo com Uong, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Vietnã gerou 3,3 bilhões de dólares em 2014 e, este ano, o valor deverá chegar a 4 bilhões de dólares.
O interesse do país asiático pelo Brasil são matérias primas, como metal, agricultura, além de maquinário. Uma das fábricas visitadas pela comitiva vietnamita foi uma de própolis, produto muito consumido no Vietnã. "Mogi é uma porta do Sudeste do Brasil e tem muitas indústrias", afirmou o representante do país asiático.
Antes do seminário, a comitiva vietnamita teve uma reunião com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e representantes da administração municipal.
Localização
O secretário de Desenvolvimento, Osvaldo Bolanho, destacou que a localização de Mogi é um ponto importante para a parceria. Ele citou ainda, o interesse nas indústrias do setor de metais especiais existentes na cidade. "Esta visita é muito importante. Por enquanto é uma prospecção, depois vamos começar a alinhar o que poderá ser vendido e comprado", avaliou. A presidente da ACMC, Tânia Fukusen, afirmou que  a parceria vai fortalecer o comércio e a economia de Mogi.
"O Vietnã é uma economia em ascensão e Mogi é uma cidade que tem uma variedade de produtos que vi gerar muitos negócios", disse a presidente da ACMC.