O Conselho de Prefeitos fez um balanço das atividades do primeiro semestre de 2015 e traçou as ações para os próximos seis meses ontem, durante a 6ª Reunião Ordinária do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Poá. Entre as ações previstas para o segundo semestre está a realização de um concurso público para contratação de um advogado, uma secretária e um auxiliar de serviços gerais. Os prefeitos também aprovaram a aquisição de um imóvel, em Mogi das Cruzes, para instalação da sede própria do Condemat, o que deve ocorrer até o fim do ano.
A nova sede, que ainda não foi definida, será escolhida de acordo com a localização, infraestrutura e preço. Por se tratar de uma aquisição feita por órgão público, uma comissão fará a avaliação dos valores de mercado e dos imóveis pesquisados.
"Estamos avaliando alguns imóveis em Mogi. É importante que a nova sede conte com estacionamento, segurança e até mesmo um heliponto para dar mais dinamismo às nossas reuniões com autoridades. Porém, independentemente do local escolhido, é importante contarmos com uma sede própria, pois isso pereniza o Condemat", destacou o presidente do consórcio e prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli.
Calendário
O Condemat contará com mais uma rodada de reuniões com autoridades para o próximo semestre. O secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro, será convidado para participar da 7ª Reunião Ordinária no dia 27 de agosto, às 9 horas, em Arujá. Já o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, participará da 8ª Reunião Ordinária, em 17 de setembro, às 10 horas, em Itaquaquecetuba.
Também serão solicitadas reuniões extraordinárias com a presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristiana de Castro Moraes - para que os prefeitos recebam orientações e informações técnicas sobre as prestações de contas - e com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, para tratar do Projeto da Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC).
"Esta lei é de interesse de toda a região, mas principalmente de Salesópolis, que se localiza em área de proteção de mananciais. A intenção é pedirmos ao presidente da Assembleia que o projeto seja apreciado e votado com rapidez", explicou Bertaiolli.
Durante a reunião administrativa entre os prefeitos, o presidente do Condemat avaliou que o consórcio está funcionando de forma muito prática, organizada, produtiva e dinâmica. "De janeiro a junho, realizados 47 reuniões tanto de câmaras técnicas quanto de Conselho de Prefeitos, com a participação de mais de 2 mil pessoas entre autoridades, assessores, equipes técnicas e imprensa".
Além de receberem um resumo dos principais trabalhos desenvolvidos pelo Condemat no primeiro semestre, os prefeitos tomaram conhecimento da situação financeira do consórcio. "Recebemos do prefeito Sebastião Almeida (presidente do Condemat até 2014) uma situação bastante equilibrada. Após seis meses de trabalho, as contas estão em dia e com saldo positivo em caixa".