O Café com Mogi News da próxima terça-feira (30), vai falar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O entrevistado é o Cabo Anderson Bernardo Ferreira dos Santos, representante do Proerd do 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que explicou que o programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar e as unidades escolares do Alto Tietê.
A iniciativa, segundo o policial, tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. "O programa foi criado nos Estados Unidos, em Los Angeles, em 1982, veio para o Estado de São Paulo em 1993, então ele tem aproximadamente 30 anos. Em Mogi das Cruzes, especialmente, ele começou em 1999 com o nosso primeiro instrutor que foi o sargento Lúcio, que hoje está aposentado", destacou.
Na entrevista do novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, o Cabo explicou que "o programa está em 52 países. O Proerd já atua em todos os Estados do Brasil, inclusive nós somos referências em formar educadores do Proerd. São sete centros de formação, um deles é São Paulo".
O Proerd destaca os riscos decorrentes da dependência química e orienta as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas, como salienta o policial. Além disso, o programa destaca a importância do fortalecimento da estrutura familiar: "O Proerd é uma referência no mundo porque trabalha a escola, a polícia e a família, que é a base de tudo. Nós temos o símbolo do Proerd que é um triângulo e a base é a família", disse. o entrevistado afirma que o programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção.
O Cabo Anderson ressalta que o programa tem aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta, além disso, destaca que o Proerd possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico, tendo por finalidade o desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania.
A entrevista vai ao ar na próxima terça-feira (30), às 10 horas, no formato texto e vídeo. O Café com Mogi News traz histórias de superação e exemplos da comunidade. No mês de abril, o Grupo Mogi News promoveu um especial para conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os episódios estão disponíveis no nosso site portalnews.com.br.
As gravações são realizadas pela empresa F-Studio - Comunicação Institucional formada pelos publicitários Felipe Claro e Carla Miranda.