Aos 32 anos, Rômulo Estrela tem calma e tranquilidade ao falar da sua carreira. Com foco, mas sem traçar planos rígidos, ele conduz sua trajetória ascendente nas novelas da Globo. Após a boa repercussão de seu personagem em "Além do Tempo", foi convidado para interpretar o errante Gaspar em "Liberdade, Liberdade", novela das 23 horas que estreia em abril. Com o fim do folhetim das seis, o ator se jogou na preparação da novela escrita por Mário Teixeira, baseada no argumento de Márcia Prattes. 
Na história, que se passa no século XIX, Gaspar é um "bandoleiro de beira de estrada", como define Rômulo. "É um cara dúbio, arruaceiro, que gosta de jogos de azar e de ganhar a vida de uma forma fácil", sintetiza. A preparação para viver o personagem começou no início do ano e se estende até hoje. Além de mudanças físicas, o ator também participou de diversos workshops. A prosódia foi um dos momentos mais importantes da preparação. Ambientada em Vila Rica, então situada na capitania de Minas Gerais, "Liberdade, Liberdade" tem um sotaque específico. 
Sem contrato fixo com a Globo, Rômulo se define como um profissional atento ao mercado. Ao longo de sua carreira, participou de projetos na emissora e fora dela. Na Record, ele esteve em trabalhos como "Rei Davi", "Balacobaco" e na trilogia "Os Mutantes". Natural de São Luís, no Maranhão, Rômulo estreou na teledramaturgia como o Minotauro, da novela "Da Cor do Pecado", exibida pela Globo no ano de 2004. ("Liberdade, Liberdade", Globo. Estreia no mês de abril). (T.P.)