Já foi o tempo em que as emissoras passavam o ano aquecendo os motores para lançar novidades na grade no final do ano. O que se vê, em 2015, é um festival de programas requentados. As lacunas deixadas pelas férias da programação fixa, em sua maioria, vão ser ocupadas por filmes. A Globo se distancia cada vez mais dos especiais de teledramaturgia e dá preferência aos musicais. A Record segue apostando no sucesso de "Os Dez Mandamentos", reprisa suas séries bíblicas e exibe filmes de temática religiosa.
O SBT e a Band também priorizam os únicos formatos de sucesso de sua grade. A emissora de Silvio Santos foca nos programas infantis, enquanto a Band faz um especial do "MasterChef". No "MasterChef: Especial de Natal", que vai ao ar dia 22, os participantes das duas temporadas adultas se dividirão em dois times. "Cada time vai representar uma ONG e quem ganhar vai doar uma quantia em dinheiro para ela", explica o diretor Patrício Diaz.
A Globo vai apostar no básico: "Roberto Carlos Especial", "Show da Virada", "Retrospectiva" e um festival sertanejo também previamente gravado. A única novidade fica por conta do remake de "Escolinha do Professor Raimundo". Vale ressaltar que o projeto é originário do canal a cabo Viva e a Globo apenas vai reprisar o conteúdo já transmitido, com mais dois programas inéditos. A Record, além dos filmes e reprises bíblicas, tem em seu próprio elenco o carro-chefe de sua programação. Com duas retrospectivas - uma para famosos e outra para fatos jornalísticos -, o "Família Record: Amigo Secreto" também volta à grade. 
(T.P.)