Monique Alfradique flerta com a comédia há tempos. Atualmente no ar como a afetada Tina, de "A Regra do Jogo", a atriz acumula pontuais experiências no humor ao longo de sua trajetória, como na peça "Qualquer Gato Vira-Lata Tem Uma Vida Sexual Mais Sadia Que a Nossa" e no seriado "#PartiuShopping". Mas foi através do texto de João Emanuel Carneiro que ela encontrou espaço para mergulhar de vez na comédia de situação na tevê. "A Tina era uma personagem que eu queria muito fazer na televisão. O texto do João é sensacional. Sou uma atriz que faz comédia, não sou comediante. Preciso de um roteiro bacana para me dar respaldo. Não faria, por exemplo, um stand up", afirma Monique.
Na trama, Tina é uma jovem estilista que passa por problemas para se estabilizar na carreira. Casada com Rui, papel de Bruno Mazzeo, vê sua vida mudar completamente ao sair da Zona Sul do Rio de Janeiro e ir para o fictício Morro da Macaca. No entanto, a personagem enfrenta uma série de percalços para se adaptar à comunidade. Ela se envolve com Oziel, vivido por Fabio Lago, que era casado com Indira, de Cris Viana. 
Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, Monique iniciou na televisão como paquita no "Programa da Xuxa", entre os anos de 1999 e 2002. A primeira oportunidade na atuação aconteceu na novela "Agora É Que São Elas", em 2003. De lá para cá, a atriz conta com uma série de papéis de destaque em projetos como "A Lua Me Disse", "Malhação", "Cinquentinha" e "Fina Estampa". Aos 29 anos, Monique acredita que seus 16 anos de televisão ajudaram a torná-la mais seletiva e madura em suas escolhas de personagens. "O trabalho amadurece muito. Hoje em dia, sei o que quero ou não. Sei dizer não. Antigamente, era muito mais difícil. Atualmente, sou mais seletiva com tudo, trabalho e vida pessoal", afirma a atriz. ("A Regra do Jogo", Globo. De segunda-feira a sábado, às 21h10).