César Filho é quase um coringa televisivo. No vídeo há mais de 30 anos, já trabalhou como repórter, como ator, fez muita publicidade, mas se encontrou mesmo foi no posto de apresentador e âncora de jornal. A versatilidade também se repete quando o assunto é local de trabalho. No currículo, ele acumula passagens pela Globo, Band, Manchete, SBT e Record, onde, atualmente, é um dos apresentadores do "Hoje em Dia", que, depois da reformulação, dobrou a audiência do horário, de 2,5 para 5 pontos de média. "Eu sempre fiquei entre o entretenimento e o jornalismo. Agora consigo fazer um pouco dos dois em um mesmo programa. Eu me sinto muito confortável e, embora experiente, meu fôlego é de iniciante. As coisas mudaram muito na televisão", ressalta.
Na companhia de Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro, aos 55 anos, César vem tendo experiências positivas na Record. Depois de muitos anos no SBT e acordando às três da madrugada para apresentar o "Notícias da Manhã", o apresentador agora chega nos estúdios pouco depois das oito e se mostra mais participativo no conteúdo da produção. "É bom ter voz dentro de um programa que você está à frente. Tenho liberdade para gerar conteúdo e ir para a rua", acredita.
POP TV: Você estreou no "Hoje em Dia" há exatos 10 meses. Como avalia seu desempenho à frente da produção.
César Filho: O início foi bem difícil. Com três dias no ar, lembro que recebemos críticas muito severas. Mas a mudança foi muito bem arquitetada e necessária. A Record não queria perder a marca "Hoje em Dia". Mas o programa precisava de uma "sacudida". Acho que hoje a produção está mais redonda. E televisão é assim mesmo. É apostar, realizar alguns testes, verificar o que funciona. A direção da casa e a equipe do programa sentem que aconteceu a reformulação que era necessária. O programa está mais próximo do público. Acho que isso faz realmente a diferença. Para mim, do ponto de vista profissional, é uma renovação também.
POP TV: Ao se envolver de forma tão integral com o programa você deixa de ser apenas o "rosto" da produção. Como isso altera sua rotina?
César Filho: Como o programa é diário, fica tudo muito mais complicado. Tem dias que o "Hoje em Dia" sai do ar, almoço e saio com uma equipe de reportagem. Em outros, fico nos estúdios da Record gravando chamadas e em reunião de pauta. Pensar no programa como um todo é cansativo, mas estimulante. Principalmente quando você vê o trabalho dando certo. O programa fez as alterações e elas já surtem um efeito enorme. Dobrar a audiência do horário é só um deles. ("Hoje em Dia", Record. De segunda a sexta-feira, às 10 horas).