Alguns trabalhos têm a capacidade de mudar a visão de mundo de um ator. E é exatamente isso que Sidney Sampaio sente em relação a "Os Dez Mandamentos", novela bíblica da Record. Na pele do hebreu Oseias, ele se surpreende com a força das histórias contadas no folhetim de Vívian de Oliveira. E percebe que, algumas vezes, se gasta muita energia com problemas cotidianos que, na verdade, não têm tanta importância assim. "Eu tenho feito esse exercício de reflexão. É impactante ver a capacidade de superação do povo hebreu. Temos problemas, nos chateamos, mas, se pararmos para pensar na realidade daquelas pessoas, muda a perspectiva de vida. Eles só tinham pão e água, eram escravos e mesmo assim se ajudavam, ", avalia.
A repercussão do público também é diferente. Desta vez, o ator frequentemente é abordado por pessoas que falam sobre a mensagem de esperança que a novela transmite. "Diante do momento que a gente vive, com tantas dificuldades acontecendo, é muito bom saber que estou levando algo positivo para a casa das pessoas", conta. E mesmo sem a caracterização "pesada" que aparece em cena - com cabelos compridos e figurino de época -, ele é bastante reconhecido nas ruas. "Uma vez, eu ainda estava de boné e óculos e uma garotinha de cinco anos falou: 'Olha! O Oseias!'. O calor humano que a gente recebe é incrível, acho que nunca passei por isso", acredita.
Para interpretar um texto que representa um período tão longínquo, Sidney se concentra em estudar exatamente aquilo que Vívian de Oliveira escreve. Por já ter tido experiência com trama de época, quando viveu o Felipe de "Alma Gêmea", exibida pela Globo em 2005, o ator não sente dificuldade em pronunciar um texto mais formal. "Gosto de respeitar as palavras, a pontuação da autora porque isso vai me deixar sempre com uma oratória diferenciada", salienta. Para ele, o mais difícil é conseguir transmitir a fé que o personagem sente e colocá-la em suas ações cotidianas. "Preciso encontrar naturalidade para contar essa história, para que não pareça que estou dentro de um local de oração ou de qualquer coisa desse tipo e simplesmente viver aquilo, que é o mais bonito", ressalta.
Desde que estreou na tevê, no seriado "Sandy & Júnior", em 1998, Sidney acumulou uma série de trabalhos na Globo. Como "Malhação", "Páginas da Vida", "Caras & Bocas" e "Amor À Vida", entre outros, e uma passagem pelo SBT em "Canavial das Paixões", de 2003. Como seu contrato com a Globo havia terminado, o ator, que já havia assistido a outras produções bíblicas da Record, entrou em contato com a equipe de "Os Dez Mandamentos" à procura de uma oportunidade de teste para entrar na novela. "Fiquei muito contente em fazer o Oseias. É um personagem forte, que tem um caráter exemplar", empolga-se. ("Os Dez Mandamentos", Record. De segunda a sexta-feira, às 20h30).