Roberto Justus sabe vender. E foi muito por conta de seu tino para os negócios e marketing pessoal que o empresário - sócio-fundador do grupo Newcomm, uma das grandes empresas de publicidade do País - acabou se tornando apresentador de tevê. Atualmente no ar com o reality "A Fazenda" e o talk show "Roberto Justus ", ambos na Record, ele lembra com humor sobre seus anseios e inseguranças ao dar os primeiros passos no vídeo, à frente da disputa empresarial "O Aprendiz", em 2004, da mesma emissora. "Eles precisavam de um empresário com algum carisma para encarar o público e eu estava atrás de uma aventura. E cá estou eu, 11 anos depois e completamente apaixonado pelo ofício", destaca.
Paulistano descendente de húngaros, aos 60 anos, Justus celebra o início de uma nova relação com a tevê. Longe dos ternos e da postura mais sóbria, é com visual de fazendeiro e jeito despojado que ele pretende conquistar um público mais abrangente. "Preciso me livrar da imagem de empresário sério e mega exigente. Algumas pessoas têm medo de mim. E, na verdade, sou bem brincalhão", jura, mesmo com humor calculado. Com uma breve passagem pelo SBT, foi na Record que Justus se desenvolveu como apresentador. E foi a partir de sua boa relação com a emissora que ele foi escolhido para substituir Britto Jr. à frente da disputa entre celebridades. 
POP TV: Você já teve contato com reality shows quando comandou "O Aprendiz". No entanto, "A Fazenda" tem características mais populares. O que o levou a aceitar o convite?
Roberto Justus: Me surpreendi com a escolha da Record e achei que seria a oportunidade de mostrar uma outra faceta minha na tevê. Embora já tenha comandado game shows e programas de entrevistas, o que está mesmo na memória do público é o Justus meio carrasco de "O Aprendiz". Acho que a descontração que utilizo nas transmissões de "A Fazenda" pode me ajudar nessa desconstrução. Na lida diária, sou muito mais próximo do cara brincalhão de "A Fazenda" do que do chefe exigente de "O Aprendiz".
POP TV: Além do reality, você apresenta o dominical "Roberto Justus " e ainda mantém sua agenda de empresário. Como concilia sua agenda?
Justus: Não é fácil. Muita gente questiona esse meu investimento na carreira de apresentador, sendo que eu estava - e estou - muito bem como empresário. Simplesmente, acho que o "bichinho" da televisão me mordeu e isso é irrevogável. Estou em uma maratona incessante para deixar o máximo possível do meu programa de entrevistas e debates gravado e focar em "A Fazenda", isso sem perder de vista a minha vida pessoal (risos). ("A Fazenda", de segunda-feira a sábado, às 23 horas, e "Roberto Justus ", domingos, às 23:30 horas, ambos na Record).