Henri Pagnoncelli gosta de novelas de época. Por conta disso, aceitar o convite para integrar o elenco do próximo folhetim da Record, "Escrava Mãe", na pele do dr. Pacheco, foi uma proposta interessante para ele. A trama escrita por Gustavo Reis conta a trajetória de Juliana, vivida por Gabriela Moreyra, mãe da personagem-título de "A Escrava Isaura", livro escrito por Bernardo Guimarães. A obra teve adaptações para a tevê em 1976 e 2004. "O bom das novelas de época é que acabo aprendendo coisas novas por conta do personagem. Tem a parte da curiosidade histórica, pois é interessante observar como era o comportamento, as roupas e a linguagem também, que é completamente diferente", conclui.
Na história, que se passa no início do século XIX, dr. Pacheco é o médico da pequena cidade da trama, que é dominada por fazendeiros. Ele transita por vários cenários e se envolve no decorrer da novela com o núcleo do prostíbulo. Lá, ele tenta criar uma campanha contra a sífilis. "Como meu personagem é médico, ele ajuda a conter surtos de doenças que eram difíceis de controlar naquela época", adianta. Por também ser formado em Medicina, Henri conta que ser médico facilitou o processo de composição do personagem. Além disso, Pacheco é um membro do Conselho Administrativo da cidade, local onde haverá as disputas de poder durante a trama. "O personagem é um dos representantes que era eleito internamente. É legal saber que a novela vai ter uma trama política", assegura.
"Escrava Mãe" está sendo gravada em Paulínia e Rio Claro, cidades situadas em São Paulo. Por isso, Henri, que mora no Rio de Janeiro, teve de se mudar temporariamente e ainda não sabe exatamente como vai ser sua rotina de trabalho. Preparando-se para dar vida ao doutor, o ator começou sua própria pesquisa. "Estou pesquisando algumas curiosidades sobre tratamento médico naquela época. Também fiz a prova de roupa e é um figurino interessante, que tem influência francesa e inglesa. Sei que teve workshop para coisas específicas, mas até agora não participei de nenhum", revela
Antes de receber o convite para a novela, Henri estava cotado para a segunda temporada de "Plano Alto". Mas os planos da Record para gravar a série ainda em 2015 foram adiados. Inclusive, o diretor de "Escrava Mãe", Ivan Zettel, também dirigiu a produção escrita por Marcílio Moraes. "Não sei se 'Plano Alto' foi adiada por causa da novela, mas, como o Ivan Zettel é quem dirige, seria inviável filmar a nova temporada este ano. Sei que Marcílio segue escrevendo, mas não sei a data ainda", conta. ("Escrava Mãe", Record. Estreia prevista para novembro).