Em 2023, a Unidade Móvel de Mamografia já atendeu mais de 700 mulheres em Guararema. O balanço é positivo para o serviço que leva um exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama aos bairros e pontos descentralizados da cidade.
Somente nesta última etapa, realizada entre 24 e 31 de julho, 332 atendimentos foram realizados no Centro de Especialidades e Apoio à População (Cesap), que funciona na Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”, no Nogueira, e também no Centro de Eventos do Paratei, na região Norte do município.
O número de exames aplicados indica um contínuo aumento no suporte às mulheres, que realizam a mamografia com agendamentos já efetuados. Ou seja, são pacientes que já passaram com um médico clínico geral e estão em acompanhamento constante pela Secretaria de Saúde de Guararema.
Durante todo o ano de 2021, quando a cidade enfrentava uma das mais críticas fases da pandemia de Covid-19, 674 mulheres passaram pela Unidade Móvel de Mamografia. No ano seguinte, este número foi elevado para 712, e em 2023 já são 708 atendimentos realizados, sendo que uma nova etapa do programa será realizada nos próximos meses.
“Este trabalho é muito importante, porque estamos trazendo o exame para próximo das nossas mulheres, que têm o conforto do horário agendado para acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. E se houver qualquer alteração, imediatamente os especialistas já serão agendados para a continuidade do tratamento”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
Mais informações sobre a Unidade Móvel de Mamografia, que também já atendeu em outros endereços, como no estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’alho), estão disponíveis pelo telefone (11) 4693-8040.