Vamos combinar que aquela velha história de que "homem não se cuida" ficou no passado. É o que afirma Edna Silva, fisioterapeuta e proprietária do Instituto Sakurá, instalado na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes. Segundo ela, cada vez mais os homens têm cuidado da pele, cabelo e alimentação, mostrando que o hábito de manter o equilíbrio e cuidar da saúde não é só coisa de mulher. "Afinal, nosso organismo precisa ser cuidado independente no nosso gênero!", destaca a profissional.

Um dos problemas comuns há homens e mulheres é o ganho de peso. De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença que tem crescido no Brasil e no mundo. Números indicam que aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já têm excesso de peso, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas, e 1 em cada 4 tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS/2020.

Em 2021, também de acordo com o ministério, 9,1 milhões de indivíduos adultos atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) já tinham diagnóstico de excesso de peso e mais de quatro milhões, de obesidade, sendo que 624 mil tinham obesidade grave (grau III).

"Mesmo estando em 2022 ainda encontramos homens, que devido a barreiras culturais, seguem não cuidando de forma devida da saúde. Pesquisas revelam que a maioria dos homens não se conscientiza que obesidade é uma doença e acabam priorizando os prazeres da vida", afirma Edna, que também é pós-graduada em Terapias Manuais e Posturas, e estrategista de emagrecimento do Método Afine-se.

Os homens consomem, comparado às mulheres, menos verduras, saladas e frutas. Enquanto o consumo de cerveja e bebidas destiladas é cinco vezes maior do que as mulheres. Para a fisioterapeuta, a perda de peso, muitas vezes, é a melhor medida terapêutica. E para que isso aconteça, manter um estilo de vida saudável com exercícios físicos regulares, alimentação adequada e consultas médicas periódicas é sempre a melhor solução.

O Método Afine-se, oferecido no Instituto Sakurá, passa longe de dietas malucas e propõe uma gestão de hábitos, com direcionamento estratégico de cardápios e suplementos através de um plano personalizado, além do acompanhamento de resultados com profissionais qualificados nas áreas de nutrição, estética e psicologia. Os benefícios, segundo Edna, são sentidos já na primeira semana e há reflexos também na autoestima. Mais informações pelos telefones (11) 99878-1707 e 4726-1707.