Os cinco modelos da L200 Triton Sport são equipados com o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. É a primeira picape do mundo a usar um motor em alumínio, que resulta em menos peso e mais performance. São cerca de 30 quilos a menos somente no motor. Aliado a tudo isso, o exclusivo sistema MIVEC, que é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e economia de combustível.
O propulsor foi desenvolvido com o que há de mais moderno visando alta performance e economia de combustível. Com excelente dimensionamento volumétrico, o motor com 2.4L tem baixa taxa de compressão, que se traduz em um funcionamento suave e silencioso.
A turbina de geometria variável permite que o motor da L200 Triton Sport entregue alto torque a baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e pouca manutenção.
Já o sistema MIVEC tem atuação dinâmica no comando de válvulas. Com ele é muito mais fácil dosar a quantidade ideal de ar no motor evitando perdas e aumentando a eficiência energética.
Tração
As versões HPE-S e HPE utilizam o mais moderno sistema de tração do mercado, o Super Select II, que tem o 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.
Ao todo, são até 20 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road desta picape, que é a única que vem equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade da versão automática.