O 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M) realiza nesta quinta-feira (27) a operação integrada Impacto Força Total Tríplice Sentinela". A ação, que celebra os 26 anos da unidade, teve início com a revista do efetivo no Parque Max Feffer, em Suzano, e tem como objetivo reforçar a segurança nas cidades atendidas pelo batalhão que, além de Suzano, inclui Ferraz de Vasconcelos e Poá. Um balanço completo será divulgado posteriormente pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), responsável pelo policiamento do Alto Tietê. 

Durante a revista do efetivo para o início da operação, o Batalhão, que celebrou o aniversário de 26 anos na última segunda-feira (24), foi homenageado por autoridades como os prefeitos de Suzano, Pedro Ishi; de Poá, Saulo Souza e a prefeita de Ferraz, Priscila Gambale. Na abertura, antes da saída das viaturas para as ruas, o capitão da operação, André Belarmino, que assumiu na semana passada o comando da 3ª Cia. do 32° Batalhão, em Ferraz e está à frente da operação, apresentou as forças para a comandante do CPAM-12, coronel Beatriz de Assis. A abertura também reuniu órgãos de segurança, delegados, secretários municipais, policiais de Mogi das Cruzes e de Itaquaquecetuba, entre outros agentes. 

A coronel Beatriz destacou o aniversário do Batalhão e a necessidade de atuação conjunta das forças de segurança. "Sem os cerca de 400 policias do 32º nenhum resultado positivo seria alcançado. Parabéns a todos, que continuem com essa coragem, determinação e profissionalismo, para enfrentar o crime da forma como enfrentam. Quero agradecer as outras forças presentes. A ajuda da Guarda Civil e da Polícia Civil é primordial para continuarmos combatendo o crime cada vez melhor", destacou.

O comandante do 32° BPM/M, tenente coronel José Ricardo Nunes Pereira, destacou o bom relacionamento com os prefeitos das cidades onde o batalhão atua e agradeceu aos presentes: "Meu muito obrigado por todos que aqui compareceram. Cada um de vocês deixou esse local mais brilhante".  

Saulo Souza salientou o reconhecimento, a gratidão e celebração pelos 26 anos do Batalhão, que conta, segundo ele, com "verdadeiros heróis e heroínas anônimos". A prefeita de Ferraz também agradeceu o trabalho dos policiais. "Queria mostrar a importância desse trabalho que vocês fazem diariamente, saindo da casa de vocês, deixando os familiares, com o objetivo de proteger a nossa população", disse.  

Já o prefeito de Suzano destacou a história do Batalhão e os investimentos da cidade em segurança. "Pra nós é motivo de muito orgulho estar aqui comemorando o aniversário do batalhão, que foi criado em 1999. Como foi falado, gostaria de reafirmar o nosso compromisso na cidade de Suzano com a segurança pública. São vários investimentos, recentemente instalamos na cidade o Smart Suzano, tecnologia que ajuda na captura de procurados pela justiça, entre outros investimentos que acontecerão e estão por vir na segurança pública", destacou Ishi.

O 32º BPM/M, sediado em Suzano, conta atualmente com duas companhias em Suzano, uma em Poá e uma em Ferraz, além da Força Tática, que atua nos três municípios. Para marcar o aniversário, o batalhão divulgou um balanço nas redes sociais, apontando que, em outubro deste ano, prendeu 81 pessoas, recapturou 39 procurados, e também apreendeu oito menores, 5,7 kg de drogas e duas armas de fogo.

Capitão Belarmino

Segundo Belarmino, a operação desta quinta tem como foco combater e prevenir as ações criminosas nas cidades: "Toda a força da PM está reunida hoje, empregada cada qual nas suas cidades, mas, no mesmo propósito. As GCMs (Guardas Civis Municipais) das outras cidades também estão empenhadas, além da Polícia Civil e outros órgãos de segurança, como o Detran. Estamos com efetivo completo".

Agora à frente da 3ª Cia. em Ferraz, onde já havia servido como tenente, o capitão destaca o novo desafio. "Estou dando continuidade aos trabalhos e esporadicamente, como nessa operação, vou estar atuando nas outras cidades da região. Ferraz é uma cidade grande, que está com uma administração nova. Estive com a prefeita já para somar esforços e trazer mais segurança", contou Belarmino, que também já comandou o Policiamento Rodoviário do Alto Tietê. 

Operação em Mogi

Além da operação desta quinta-feira (27), o CPA/M-12 informou que nesta sexta-feira (28), às 16h, será deflagrada, em Mogi, a Operação Força Total. Na ocasião, devem ser entregues 12 novas viaturas, que serão distribuídas aos batalhões da área, que inclui também o 17º, em Mogi, e o 35º, em Itaquaquecetuba.

Segundo a PM, a operação tem por objetivo intensificar o policiamento ostensivo preventivo na região. A revista para o início da Operação Força Total, bem como a entrega das viaturas, será realizada na avenida Presidente Altino Arantes, no Largo da Feira de Jundiapeba.

Galeria

Foto 1 - André Belarmino é o comandante da 3ª Cia do 32° BPM/M - divulgação