Uma operação desencadeada pela Polícia Civil em oito municípios da região, das 18 horas de quarta-feira até o mesmo horário de ontem, contabilizou o saldo de 92 pessoas detidas em 24 horas. A estimativa é do delegado-seccional assistente, Boanerges Braz de Mello, que afirmou que o objetivo da blitz, denominada Malha Fina, foi fazer uma espécie de "clínica geral" no combate a diversos tipos de crimes, além de cumprir vários mandados de prisão criminais e administrativos (o que inclui os casos de falta de pagamento de pensão alimentícia, por exemplo).
Mello explicou que a ação foi desenvolvida nas oito cidades abrangidas pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes (Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis), envolvendo 157 policiais civis e 63 viaturas dos distritos policiais (DPs) e também das unidades especializadas como Setor de Investigações Gerais (SIG), Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), Setor de Homicídios (SH) e demais delegacias do Alto Tietê. "Consideramos as 92 prisões, somente de adultos, seja os detidos em flagrante (45), em Termos Circunstanciados (25), foragido capturado (1), presos em mandados criminais (11) e em casos administrativos (10)", contabilizou Mello.
As 25 pessoas detidas pela prática ou averiguação de crimes de menor potencial ofensivo, onde a polícia elabora os Termos Circunstanciados (TCs), foram ouvidas e liberadas. Porém, elas entraram na contagem do total de presos. Já as prisões em flagrante - que somaram 45 detidos -, totalizaram 43 ocorrências.
Na operação também foi apreendido um veículo irregular, além de 13 máquinas caça-níqueis, 14.181 objetos diversos e pouco mais de dois quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack. Cinco veículos também foram recuperados e 13 menores apreendidos. "Para nós, foi um resultado satisfatório", finalizou o delegado.