O aviso de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a chegar nas residências do Alto Tietê. Desta vez , os motoristas que efetuarem o pagamento da tarifa ainda este mês terão 3% de desconto, desde que respeitem o prazo de vencimento que variam conforme o final da placa de do veículo. (veja mais no quadro).
A cobrança pode ser quitada de uma só vez ou parcelada em até três vezes. O contribuinte que optar pela divisão da dívida, no entanto, também deverá quitar a primeira parcela neste mês.
Para efetuar o pagamento do imposto, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e fazer o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela Internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.
Fraudes
Recentemente a divulgação de informações, principalmente nas redes sociais, sobre um novo golpe envolvendo a cobrança de um falso IPVA, tem preocupado os motoristas. Desta forma a Secretaria de Estado da Fazenda alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para não ser uma vítima dos criminosos.
A principal orientação é de que os contribuintes não efetuem o pagamento de nenhum boleto referente ao imposto que chegue em suas residências. Isso porque em todo o Estado de São Paulo o IPVA deve ser quitado somente pelo site da Secretaria da Fazenda (www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/) ou por meio das redes bancárias credenciadas. "A Pasta não envia boletos e nem guias de pagamentos aos proprietários. O que é enviado é o Aviso de Vencimento do IPVA 2016. Este, é apenas um lembrete de que o tributo precisa ser pago e traz informações sobre o valor do imposto", disse em nota.