COP30

A Suzano, produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, apoia iniciativas que unem cultura, educação para a sustentabilidade e preservação ambiental durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que começou em Belém (PA) na última segunda-feira (10) e segue até o dia 21. As ações, segundo a empresa, visam promover experiências inspiradoras, reflexões e engajamento de diversos atores em territórios amazônicos.

COP30 II

Uma das iniciativas apoiadas pela companhia é o Barco Cultural “Banzeiro da Esperança”, expedição fluvial e cultural que partiu de Manaus rumo a Belém, com o objetivo de conectar comunidades ribeirinhas, povos indígenas e quilombolas, juventudes, pesquisadores e parceiros. Ao longo da jornada, houve ações artísticas e formativas. A programação ainda contou com painéis sobre a COP30 e agendas de clima na Amazônia, escutas de relatos comunitários, mural de memórias e exposição fotográfica, além de oficinas de audiovisual.

COP30 III

Outra iniciativa acontece no Museu da Empatia, onde o público é convidado a “vestir o sapato” de pessoas da Amazônia e ouvir suas histórias, entre elas mulheres que são beneficiadas por projetos sociais apoiados pela empresa no Maranhão e Tocantins. A exposição interativa “Walking in Their Shoes” colabora para a conscientização. Destaque ainda para o lançamento do ‘’Livro Amazônia’’ que celebra a cultura, tradições, artesanato e gastronomia dos povos originários e de outras comunidades tradicionais da região.  

Música

Em novembro o programa de educação musical GURI faz 30 anos e para comemorar, preparou uma extensa programação pelo Estado. A iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, atendeu mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens. As cidades do Alto Tietê não estão incluídas.