O Mogi News completa 50 anos de fundação, e hoje à frente da equipe está a diretora vice-presidente, Sonia Massae de Moraes. Ela por muitos anos esteve à frente do Departamento de Assinaturas e Circulação, comandando uma grande equipe responsável por promoções e ações estratégicas que fizeram história em Mogi das Cruzes e região.
Sua grande referência é o marido Sidney Antonio de Moraes, diretor presidente do Mogi News, que há oito anos está licenciado por problemas de saúde. Nesta entrevista especial, ela destaca a trajetória do casal, que se entrelaça com a história do jornal que juntos construíram. Eles são pais de Karen e Katiúscia, empreendedoras no segmento de moda, com a marca Joulik.
Mogi News: Como foi o início da trajetória do Sidney e o que o motivou a investir no Mogi News?
Sonia Massae de Moraes: Aos 9 anos, o Sidney já engraxava sapatos, vendia limão e maçã do amor na rua, fazia carreto na feira. Não tinha tempo para brincar, sempre trabalhou. Muitas das vezes o pai ficava desempregado e ele entregava o holerite fechado nas mãos da mãe. Aos 15 anos atuou em uma empresa fabricante de máquinas para produzir asfalto em estradas. Estudou no Senai, fez faculdade de Física (queria ser Físico Nuclear), depois Administração de Empresas, além do reconhecimento do Ministério do Trabalho no Jornalismo.
A experiência que o Sidney acumulou nos vários veículos de comunicação em Mogi, Suzano e São Paulo, além de criar e administrar empresas como a agência de empregos Ativa Recursos Humanos, uma assistência técnica, a icônica SidFone, a SidImóveis, Nihon Seguros, Palminha Veículos, serviu para lapidar e preparar o grande empresário em que ele se transformou.
Ousado e visionário, ele enxergou espaço para mais um jornal na cidade. Um veículo que desse voz à população para ela se manifestar e ajudá-la a melhor desenvolver o lugar onde vive. E em 1992, o Sidney viu a oportunidade de comprar a marca Mogi News, que já existia há 17anos, e na época estava nas mãos do saudoso Mutso Yoshizawa. Em poucos meses, o Sidney relançou o jornal no mercado com mais de 75 mil exemplares distribuídos gratuitamente em todos os pontos da cidade. Foi uma grande surpresa para Mogi e a cada sábado nosso produto era ansiosamente aguardado pelo público.
MN: O público aceitou bem o novo jornal?
Sonia: O sucesso foi imediato e jornalistas renomados como Robson Regato e Vanice Assaz faziam parte de nosso time. Assim como o colunista social, que não poderia ser outro na época, senão o respeitado e admirado Mutso Yoshizawa, quem nos vendeu a marca Mogi News. Contamos também com o fotógrafo Amilson Ribeiro e outros grandes profissionais. Assim começou uma nova era no jornalismo e na comunicação do Alto Tietê.
MN: E como foi a sua trajetória?
Sonia: Voltando um pouco atrás, eu iniciei o ano de 1992 fazendo cursinho para me preparar e enfrentar o vestibular de Medicina, porque acreditava que esta seria minha vocação. No passado já havia cursado Enfermagem e pensava em seguir carreira na área da saúde. Mas percebi que estaria escolhendo um caminho totalmente diferente e distante do Sidney e com isso desisti dos meus planos e segui junto com ele para realizar o tão sonhado projeto dele. Resolvi cursar Administração de Empresas para assim poder ajudá-lo mais.
MN: Entre as grandes mudanças, o maior desafio foi o problema de saúde do Sidney?
Sonia: Ao longo de tantas décadas muitos foram os desafios que enfrentamos mas, sem dúvida nenhuma, o mais difícil e dolorido de todos é o segundo infarto que o Sidney sofreu há 8 anos. Desta vez seguido de PCR (parada cardiorrespiratória) por 40 minutos, o que causou graves sequelas. Mas estar vivo após esse processo é um verdadeiro milagre de Deus. E junto com uma competente equipe de técnicos de enfermagem e profissionais multidisciplinares cuidamos dele 24 horas por dia, fazendo uso de todos os recursos necessários para proporcionar bem estar e conforto. Enquanto ele se recupera, o time do Mogi News não esmorece e segue adiante levando consigo os ensinamentos e o ideal que nosso maior gestor (Sidney) implantou e sempre propagou.
MN: O jornal não ser mais impresso exigiu um maior investimento no digital?
Sonia: Com o avanço cada vez maior da tecnologia e a Internet substituindo as mídias impressas, decidimos finalizar nossas edições em papel jornal no final do ano passado. Foi com muita tristeza que deixamos de produzir o Mogi News impresso, que era recebido com tanta alegria pelos nosso fiéis leitores. Vale lembrar que no ano de 2000 o Mogi News foi o primeiro jornal da região a lançar seu site completo na internet.
MN: Quais os planos para o futuro do Mogi News?
Sonia: O contínuo investimento em mão de obra qualificada - essa sempre foi a nossa meta. Nosso maior patrimônio é gente. Precisamos sempre compor a equipe com pessoas competentes e sensíveis às necessidades do outro. E nossa missão é ajudar nossos leitores a se conscientizarem de seu papel na sociedade e sua importância no contexto geral do mundo. Com a mídia digital, atravessamos fronteiras e a possibilidade é maior de fornecemos em cada canto do planeta as informações sérias, verdadeiras, comprometidas com a moral e a ética.
MN: Qual o principal compromisso do jornal?
Sonia: Continuamos firmes no intento de informar e formar cidadãos mais preparados e justos. Infelizmente vemos muito amadorismo nas redes sociais e nos meios de comunicação. Jornalistas, fotógrafos e outros profissionais da mídia precisam ter formação, orientação, educação, direcionamento e princípios. Não se pode publicar nada sem antes averiguar a veracidade dos fatos e avaliar se o conteúdo pode causar prejuízo ou dano a alguém. O Mogi News se consagrou em toda a região do Alto Tietê por ser um veículo de comunicação imparcial, responsável e íntegro. Sinto enorme orgulho por toda a trajetória do Mogi News, pelos ensinamentos e aprendizados e o reconhecimento de incansáveis lutas e conquistas . O Sidney é a nossa maior inspiração e hoje a nossa homenagem é pra ele e pra cada colaborador, assinante, leitor, anunciante, parceiro, amigo, que nos apoiou e ajudou a construir e a escrever a história do Mogi News com tanta garra e tanta paixão.