O Orçamento para o próximo ano já vem sendo discutido nas cidades da região, e Mogi das Cruzes tem o maior deles, com uma receita estimada em cerca de R$ 3 bilhões. Reuniões foram realizadas recentemente para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define a destinação desses recursos na administração municipal. A saúde e a educação são áreas com os maiores orçamentos, e que têm um investimento mínimo garantido por lei. 

É importante que a população não apenas de Mogi, mas de toda a região, acompanhe as discussões sobre o Orçamento de suas cidades e possa opinar sobre a destinação desses recursos. A participação da sociedade é fundamental nas audiências públicas, não apenas no que tange aos recursos financeiros, mas também para ser parte dos debates e do que é definido nos diferentes segmentos. 

Um desses caminhos de participação social são os Conselhos, como recentemente tivemos em Mogi, a posse dos conselheiros do Concidade, o Conselho Municipal da Cidade, que auxilia na formulação das políticas municipais relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável. 

A população tem o dever de cobrar e fiscalizar a administração pública, os representantes eleitos com seu voto, e para isso é fundamental estar por dentro dos principais debates, projetos e ações da cidade, mantendo-se bem informado sobre o que acontece no local onde mora, acompanhando o Grupo Mogi News, por exemplo, e principalmente participando ativamente das possíveis soluções para os muitos desafios das cidades hoje.

Como sempre salientamos, a cada um cabe um papel para a melhoria das condições de vida nas cidades, e o Orçamento municipal, simplificando, nada mais é do que a previsão do que a cidade pode arrecadar e o quanto deve gastar no próximo ano, como ocorre em cada domicílio. 

E neste momento, as gestões municipais vão fazendo sua parte no planejamento do orçamento para o próximo ano, estabelecendo metas a serem cumpridas para que a sua respectiva cidade mantenha suas atividades e possa projetar novos investimentos. Cabe à população, participar e acompanhar.