A região vem registrando importantes avanços na Educação pública, e para ir além é preciso avaliar e gerar dados que sejam a base para novos investimentos e o desenvolvimento de políticas públicas efetivas, que façam a diferença na vida dos estudantes. Esta é a função de iniciativas como a prova Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, realizada em Mogi das Cruzes, e avaliação de aprendizagem, em Itaquaquecetuba. Como destacamos na edição digital de hoje, 25 mil alunos do Ensino Fundamental fizeram a prova nesta semana. 

A Prefeitura de Itaquá ressalta que as provas buscam monitorar o progresso educacional e identificar áreas que necessitam de maior atenção. Essa coleta de dados é fundamental para seguir avançando no setor, melhorando cada vez mais a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. 

Vivemos momentos difíceis nos tempos não tão distantes da pandemia, quando a desigualdade entre o ensino público e o privado ficou ainda mais evidente, sem que todos tivessem o devido acesso ao conteúdo online. O déficit na aprendizagem aumentou no período e ainda segue sendo um problema para muitos estudantes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

As redes municipais desenvolvem trabalhos importantes, mas sempre há muito a ser feito nas salas de aula e fora delas. A solução para os desafios da Educação também está na valorização e aprimoramento dos gestores e de todos os profissionais envolvidos no processo educacional, com destaque para aqueles que estão na linha de frente, tendo a responsabilidade de oferecer a formação básica, no caso da rede municipal, para seus alunos: os professores. 

Recentemente tivemos uma premiação para avanços na alfabetização, promovida pelo Governo do Estado, que contemplou grande parte das cidades da região. Sem dúvida, essa é uma etapa muito importante desse processo educacional, que também precisa cada vez mais ser aprimorada. O caminho para termos uma Educação cada vez melhor é longo, mas está sendo trilhado e nossos votos são para que isso ocorra em um ritmo ainda mais intenso.