O que é talento? “Trata-se da habilidade de fazer algo melhor. A maioria dos mortais não percebe. Esse “algo” tem um caráter bastante específico – jogar golfe, ser ator, grande orador, vender coisas, compor músicas, dirigir uma empresa – e aparece cedo, antes de se revelar totalmente. É também inato: a pessoa nasce com isso, ou com tendências, não há como adquiri-lo de outra forma”. Há em cada ser humano potencialidades que devem ser reveladas através de estímulos, cursos ou por si mesmo.
Basta olhar os jovens que compõem o grupo Canarinhos e a Orquestra de Mogi das Cruzes. Há algum tempo comparecemos à Catedral de Santana para assistir a um grande espetáculo. Tratava-se da orquestra e coral de Heliópolis. Foi um show que não ficou a dever nada a espetáculos apresentados nos grandes teatros internacionais. Quem eram os componentes? “Eram jovens originários de ‘famílias pobres” e até de comunidades. Isto já ocorreu também em Estados do Nordeste.
De vez em quando, “almas perfumadas ou anjos” aparecem, derramam as suas bênçãos nos mais carentes e aí surgem as revelações. Há alguns meses ao estacionar em frente a uma casa comercial no centro de cidade, à noite, dois mendigos vieram conversar e pediram um óbolo para lanches. Dormiam nos bancos de jardins e a conversa foi animada. Um deles sabia tudo sobre Hollywood, era bem informado e me comparou a um artista americano. Ficamos estupefatos de ver um cidadão mal trapilho com tantos talentos e conhecimentos. Fica provado e demonstrado que os talentos estão em todas as pessoas. O que impede que se revelem são os condicionamentos impostos pela sociedade, preconceitos, pelos pais, escolas e em alguns casos pelos Professores.
Investir na cultura e em todas as camadas sociais poderá ser um alento para revelar e recuperar pessoas. O universo está dentro de cada um de nós. Disse certa vez o grande mestre: “vós podereis fazer o que faço e muito mais”. Cada ser humano é uma alma ou uma “chispa divina” originária de Deus, então os talentos estão em nós. O que fazer para se descobrir? Procure o seu Mestre! Onde estará o teu mestre? Olhe no espelho e o verá. O teu mestre é você mesmo, são as suas qualidades, os talentos e as suas tendências. Caberá a você a grande tarefa de se descobrir. Vamos parta para a superação e demonstre que a vida é bela.
Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em direito e política.