Março chegou, o Carnaval vai ficando para trás, e é tempo de focar as ações no público feminino, afinal de contas neste sábado, dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. E são muitas as ações programadas pelas Prefeituras e entidades, ao longo de todo o mês, focadas na saúde, no empreendedorismo, na assistência social, enfim nos mais diferentes aspectos que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de muitas mulheres. 

Um dos grandes desafios certamente é oferecer oportunidades para que ela conquiste sua autonomia financeira, por vezes, um obstáculo para que uma real transformação aconteça. Esse pode inclusive ser o fator definitivo que vai contribuir para que um ciclo de violência seja vencido. Infelizmente essa é uma realidade vivida por várias mulheres, assim como a falta de um lugar para estar protegida com os filhos, sem colocar a vida em risco e se tornar mais uma vítima do feminícidio. 

A rede de proteção às mulheres precisa ser ampliada e reforçada cada vez mais, o que poderia ser diferente se nossa cultura fosse diferente, atenta a toda a potencialidade do sexo feminino antes visto como frágil.

Mesmo com tantos desafios, com a necessidade de uma revolução comportamental, principalmente em uma parcela significativa da população masculina, temos muitas mulheres inspirando outras a seguirem em frente, a lutarem por seus sonhos. Assim vamos dando passos mais largos rumo à mudança tão urgente e necessária. É preciso criar caminhos para que realmente o lugar da mulher seja onde ela quiser, como uma sala de aula ou abrindo seu próprio negócio. 

Vemos avanços, ações diferenciadas como a criação da Secretaria da Mulher em Mogi das Cruzes, com a prefeita Mara Bertaiolli cumprindo uma de suas principais promessas de campanha. A pasta inclusive vai atuar no Pacto “Ninguém se Cala”, em parceria com o Ministério Público Estadual. O protocolo de ações preventivas visa o enfrentamento da cultura do estupro, da violência e do assédio. Que toda a população se engaje nessa importante luta, pois protegendo as mulheres e estamos protegendo a todos.