A união de esforços é fundamental na busca de soluções para os desafios das cidades nos mais diversos segmentos. Nesta terça-feira, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), recebeu os secretários estaduais Natalia Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Rafael Benini (Parcerias e Investimentos) para tratar de investimentos necessários para a cidade, seja na área de drenagem, principalmente neste período de chuvas, como na mobilidade. 

A proximidade com o governo estadual demonstra a força da nova gestão e que teremos ao longo do mandato importantes investimentos na cidade, como já anunciada ponte do Rio Tietê, e os trabalhos realizados pela SP Águas (antigo DAEE), no desassoreamento de córregos importantes da cidade, como o Oropó. 

O trabalho conjunto com o Estado também tem sido uma marca do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) sendo responsável por conquistas que favorecem toda a região, e indo além do Alto Tietê. E é preciso unir esforços para que no futuro não enfrentemos problemas antigos como as enchentes que afetaram Mogi, Itaquá e Suzano recentemente e na segunda-feira causaram prejuízos na cidade vizinha de Guarulhos. 

Na área da mobilidade, também teremos em breve melhorias no transporte sobre trilhos com a concessão das Linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e também a Linha 13, que atende Guarulhos e o Aeroporto Internacional. No projeto, reformas de estações, especialmente às de Mogi, e o atendimento a antiga reivindicação da extensão até Cezar de Souza, entre outros investimentos do pacote bilionário previsto. 

As enchentes, agravadas pelas emergências climáticas, são o problema de destaque do momento, mas o que não falta são desafios para as gestões municipais, que podem ser mitigados com apoio fundamental do governo estadual. Por isso, tão importante reuniões com a realizada hoje em Mogi e o contato próximo para apresentação das demandas, para colocar a cidade e a região no centro das atenções.