LAI
A jornalista Jamile Santana será responsável por estruturar os trabalhos em transparência pública e dados abertos na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Como bem destacou em suas redes sociais, ela passa de usuária e defensora da Lei de Acesso à Informação (LAI) para gestora desse processo na nova gestão mogiana. Desejamos sucesso neste novo desafio!
Câmara
O vereador Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos, apresentou um projeto de lei na Câmara de Mogi das Cruzes para garantir a humanização do atendimento às mães que perderam seus bebês. A proposta determina a separação de leitos em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, oferecendo um espaço adequado para que essas mulheres possam vivenciar o luto com mais dignidade.
Câmara II
A iniciativa, de acordo com o vereador, busca evitar que mães enlutadas sejam internadas junto a mulheres que acabaram de dar à luz, reduzindo o impacto psicológico desse convívio. A proposta segue modelos já adotados em outras instâncias, como a Lei nº 17.949, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 2024, e o Projeto de Lei 7/2024 em tramitação no Congresso Nacional.
Câmara III
Foi aprovada para unanimidade pela Câmara de Mogi, a Indicação 01/25, que solicita a implantação de uma nova clínica veterinária na cidade, no distrito de Jundiapeba. A propositura é de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB) e prevê ainda a implantação de um castramóvel permanente nessa região.
Suzano
O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, fez uma reunião no 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na última quinta-feira (6). Entre os temas da visita, a vinda do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) para a o Alto Tietê e as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas de Suzano.