Na edição de hoje, abrindo o último mês do ano, destaque para o bem-estar animal em duas frentes. Uma delas já chama a atenção para os fogos de artifício, utilizados para comemorar fim do ano, e que tanto incomodam os animais domésticos. Em outra frente, destacamos o trabalho realizado pela Prefeitura de Suzano, com ações como a adoção promovida em parceria com tutores pelo “Baby, me leva”. O próximo episódio do Café com Mogi News aborda o tema em uma entrevista com a diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Solange Wuo.
Cada vez mais importantes nos lares brasileiros, os animais, e não apenas cães e gatos, exigem cuidados especiais e movimentam um mercado que só cresce no país. Em 2022, de acordo com dados divulgados pelo Sebrae, o faturamento do segmento, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), superou R$ 40 bilhões. E a estimativa é que sejam mais 160 milhões de pets no país, entre cães e gatos, em 56% dos lares. E os cães são a grande maioria.
Os cuidados com os animais cada vez mais se assemelham aos de uma criança, eles se tornaram com o tempo verdadeiros membros das famílias. E neste cenário, também os serviços de hospedagem se renderam e muitos deles aceitam animais. Um grande mercado para esse período de férias que começa neste mês.
O fim de ano também exige atenção é redobrada com os fogos que podem causar estresse nos animais e o mais grave, fazer com que fujam e acabem perdidos, engrossando o número de animais nas ruas.
Adiantando um pouco do que você vai conferir na próxima terça-feira (3), iniciando o mês de dezembro, Solange destaca essa mudança do tratamento da sociedade quanto aos animais, e também os desafios enfrentados pelo poder público para se adaptar a essa nova realidade. Não se trata apenas do controle da crescente população de animais, o que hoje é feito por meio da castração, =mas de políticas que atuem na saúde, na fiscalização de abandono e maus-tratos, e no estímulo a posse responsável. Precisamos que os olhares se voltem também aos animais.