A data de hoje é especial pois é dedicada aos livros, e ao incentivo à leitura com papel fundamental para o estímulo à criatividade, ampliando conhecimentos, apresentando diferentes culturas, e melhorando também a escrita e expandindo o vocabulário. O sucesso dos livros é comprovado pelo grande público que visita a Bienal a cada ano por exemplo. 

Os livros vão se adaptando, ganhando espaço também no meio digital, com os e-readers (leitores de livros digitais), e muitas obras hoje têm tanto a versão em papel como no formato digital, os e-books. Não importa a plataforma utilizada, o importante é ler, ler sempre, das revistas em quadrinho aos clássicos, da ficção aos didáticos ou direcionados para determinadas áreas profissionais, toda leitura é bem-vinda. 

Vale destacar também o projeto “Redário da Leitura”, da Escola Municipal José Alves dos Santos, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes, em parceria com a Itaquareia. Uma das salas da unidade tem agora redes e os alunos participam de atividades de leitura, estimulando o gosto pelos livros. Há ainda planos para um pomar que também possa contar com as redes para a leitura. E este é um excelente passo inicial para um hábito que deve ser cultivado desde a infância, tornando ainda mais promissor o futuro que desejamos para as próximas gerações. 

Na moda, também os jovens autores, que conquistam mais que leitores, e sim milhares e milhares de seguidores nas redes sociais, uma literatura diferente, mas que também é uma porta de entrada para que a leitura conquiste uma nova geração, mais acostumada ao mundo das telas. 

Temos ainda os clássicos sempre presentes e ganhando novos públicos, não apenas de autores internacionais como os brasileiros reconhecidos pelo mundo, como recentemente Machado de Assis, que viralizou com o depoimento de uma influenciadora digital americana apaixonada pela obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, e Clarice Lispector, citada pela atriz Cate Blanchet em um festival. Não há fronteiras que não sejam vencidas pelos livros e por seus ávidos leitores. Escolha o estilo que mais lhe agrada, e invista na leitura.