Parada LGBT+

A 6ª edição da Parada LGBT+ de Mogi das Cruzes acontece neste domingo (29), com concentração às 13h, na Avenida Cívica. O evento, que tem como tema ‘Basta de Negligência no Legislativo: Vote pelos direitos LGBT+!’, deve reunir,  neste ano, cerca de 6 mil pessoas, segundo a vice-presidente do Fórum Mogiano LGBT+, Alexandra Adriana Braga de Vasconcelos. Os destaques da programação incluem apresentações de artistas da cultura LGBT+ no Alto Tietê.

Eleições 

Também com foco nas eleições, a Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com diversas instituições, está realizando mais uma edição do Programa Voto com Orgulho. Os candidatos à prefeito, vice-prefeito e vereador estão sendo convidados a assinar um termo de compromisso do Voto com Orgulho. O Fórum Mogiano LGBT+ é um desses parceiros e espera que os candidatos estejam atentos às demandas do grupo. 

Eleições II

Mais de 3,4 milhões de eleitoras e eleitores com 70 anos ou mais estão aptos a votar neste ano, embora o voto já não seja obrigatório nesta faixa etária. Eles correspondem a 10% do eleitorado do Estado, formado por mais de 34,4 milhões de pessoas. Com o voto é facultativo, mesmo se não comparecer à urna, não é necessário justificar a ausência. 

Eleições III

Por outro lado, há muitos 70+ que fazem questão de participar do processo eleitoral, o que é fundamental para se serem devidamente representados, como destacou recentemente a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Mogi das Cruzes, Juraci Fernandes Almeida, em entrevista ao Mogi News/Dat. 

Eleições IV 

As pessoas com 60 anos ou mais têm direito ao atendimento prioritário, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), assim como as pessoas com deficiência, gestantes, com criança de colo e lactantes, e outras. Já quem tem 80 anos são a prioridade da prioridade, como é estabelecido no Estatuto da Pessoa Idosa.