Depois de entraves, denúncias e muita articulação, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), autorizou, na tarde da última quarta-feira (03/07), o início das obras de transformação da atual rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como Rotatória do Habib’s, em um sistema viário para a melhoria da fluidez do local, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia.

A rotatória é uma antiga conhecida da população, que sofre há mais de uma década com o trânsito caótico no trecho. A colocação de semáforos, apesar de ter organizado o tráfego no local, tornou a movimentação ainda mais lenta, para desespero dos motoristas. De acordo com o próprio prefeito, que vêm da região Nordeste da cidade, como os bairros do Rodeio, Vila Nova Mogilar e Cezar de Souza, perde de 25 a 40 minutos no trânsito para atravessar um curto espaço, especialmente nos horários de pico.

A expectativa é que o novo sistema viário  alcance seus objetivos, melhore a mobilidade urbana no trecho e garanta mais tranquilidade para os motoristas mogianos, que terão mais tempo para desenvolver suas atividades e, consequentemente, mais qualidade de vida, afinal perder tempo no trânsito é perder minutos e horas valiosas que poderiam ser aproveitadas em atividades que realmente importam.  

Outra notícia importante é que para a elaboração do projeto, foram desenvolvidos estudos de viabilidade técnica, de impacto viário, bem como contagens e simulações computadorizadas sobre o trânsito no local e seu entorno, ou seja, as chances da obra não mudar o trânsito no local para melhor praticamente não existem.

A previsão é que a obra do novo complexo viário da cidade seja concluída em seis meses. Se tudo der certo, no período de festas de fim de ano já será possível conferir como as mudanças afetaram positivamente a vida da população e a torcida é que as expectativas sejam não apenas atendidas, mas também superadas. 
Mobilidade é uma questão importante em todas as localidades, e especialmente em Mogi. Toda ação para garantir a fluidez do trânsito será sempre bem-vinda.