convocação do Tribunal Regional Eleitoral ou de forma voluntária, com cadastro que pode ser feito no site do órgão, milhares de mesários têm um papel fundamental nas eleições, sejam as municipais que se aproximam e vão escolher os prefeitos, vices e vereadores das cidades, ou nas majoritárias, que elegem governadores, deputados estaduais  e federais, senadores e o presidente da República e seu vice. A cada dois anos, lá estão eles contribuindo para que o processo eleitoral transcorra da melhor maneira, registrando os dados e atendendo aos eleitores. 

Como destacamos na edição de hoje, em toda a região, serão mais de 14 mil pessoas nessa importante missão, grande parte deles no maior colégio eleitoral do Alto Tietê: Mogi das Cruzes. Enquanto o eleitor, na maioria das vezes, rapidamente registra seu voto e retorna para casa. Lá estão eles durante todo o dia, antes mesmo do início às 8 horas, acompanhando e contribuindo para o bom andamento da votação. 

São profissionais dos mais diferentes segmentos, que contam com o benefício de dois dias de folga para um de trabalho, que pode se estender com a participação no treinamento oferecido pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Assim as eleições não movimentam apenas milhões de eleitores por todo o país, mas nos bastidores estão milhares de pessoas, além dos funcionários efetivos da Justiça Eleitoral e também os profissionais das forças de segurança, e não será diferente na nossa região. 

A convocação para compor a mesa de uma seção eleitoral nem sempre é bem-vista. Para alguns é um fardo, mas há quem aprecie exercer a função esporádica de mesário a cada eleição. Afinal, eles têm um papel fundamental no processo eleitoral, e merecem o reconhecimento de todos. 

Embora tenhamos avançado muito na tecnologia que garante a divulgação rápida dos resultados das eleições para conhecermos nossos representantes, diferente do que ocorre em países até mais desenvolvidos e mesmo com a dúvida de alguns grupos sobre sua eficácia, os recursos humanos fazem toda a diferença no processo. Nosso reconhecimento ao trabalho realizado pelos mesários!