Uma pesquisa realizada pelo Vivescer, que integra o Instituto Península, ouviu professores de diferentes regiões do Brasil para mapear suas expectativas para a carreira em que atuam. Eles foram questionados quanto aos seus desejos para o segmento, considerado um dos mais importantes, uma vez que é por meio dele que garantimos a formação individual e social dos cidadãos, e, estes, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, e esta, por fim, para a evolução das suas respectivas nações.

Dentre as respostas, os itens mais citados foram os seguintes: sentido, respeito, diversidade, qualidade, autonomia, valorização, inclusão, afeto, cuidado e inspiração. Os destaques foram para os pedidos de valorização, e não no quesito salarial, mas sim com relação ao reconhecimento da sociedade do quanto o professor é essencial para melhorar as condições socioeconômicas e promover a cidadania entre todas as pessoas. Almeja-se, também, uma educação que valorize a diversidade, o acolhimento, com foco na qualidade e equidade. Estima-se que o aprender tenha sentido e o ensinar seja motivador, para que, assim, este processo possa ser de inspiração para todos que contribuem para a sua efetivação. 

Em meio aos desafios, a esperança é algo perceptível por parte dos educadores. Reconhecem que o percurso didático-pedagógico carece de criatividade para se conectar aos novos tempos, rumo a inovações que instiguem as gerações atuais a mergulharem no universo do conhecimento. Ressaltam que os percursos formativos vão além do cognitivo, cabendo aos educadores a responsabilidade de orientar quanto a valores essenciais para que se tenha uma escola sem preconceito, discriminação ou violência. Que seja um ambiente inspirador, tendo os estudantes como protagonistas. E você, professor, qual é o seu desejo para a educação?


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Redes sociais: @educomaltotiete; @suellercosta