A mobilidade urbana é um desafio para todas as cidades da região, que se desenvolveram de forma significativa nas últimas décadas, mas não estavam preparadas de fato para acomodar tantos moradores e, consequentemente, veículos e pedestres nas ruas.

Conforme a necessidade de cada região, novas vias, túneis, faixas, semáforos e outras estratégias foram e são adotadas para garantir maior fluidez no trânsito, que também é afetada pelas condições da pavimentação das vias. Buracos, desníveis e valetas são alguns dos problemas que interferem na mobilidade.

Em Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha (Podemos) tem investido no Nova Mogi que, segundo ele, é o "maior programa de recap já realizado na cidade" e que, se depender dele, se tornará contínuo. No final da semana passada, o político anunciou a pavimentação de cinco vias importantes do centro, sendo elas Casarejos, Coronel Souza Franco, Dom Antônio Cândido de Alvarenga, Olegário Paiva e Engenheiro Gualberto, além de outras cinco que serão beneficiadas em 2025, entre elas a avenida Narciso Yague Guimarães e rua Barão de Jaceguai.

Outra novidade anunciada é a criação de novas vagas para embarque e desembarque de passageiros também no centro de Mogi, reivindicação constante por parte dos motoristas de aplicativo e tema de um projeto de lei já aprovado pela Câmara em 2023. Um dos locais atendidos a partir de junho será a praça Sacadura Cabral. 

É claro que toda obra, como recapeamento ou criação de bolsões para parada de veículos, traz transtornos, atrapalha a vida do motorista, do pedestre e dos comerciantes localizados na via beneficiada. É preciso paciência por parte de quem é afetado e planejamento e agilidade por parte de quem executa o trabalho.

É necessário também pensar nas cidades a longo prazo, quando o volume de carros, caminhões e ônibus será ainda maior. Planejar e organizar o trânsito é urgente e dentro desse contexto é preciso entender também a importância do transporte público. Todos queremos nos locomover de forma segura e rápida e esse desejo só se tornará realidade com investimento e planejamento.