O clima das eleições já toma conta das cidades, com anúncio de diversos pré-candidatos ao Executivo e Legislativo. Aos eleitores, o momento também é de movimentação para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral ou aos jovens que buscam a emissão do título para poder votar pela primeira vez. Vale lembrar que o prazo acaba nesta quarta-feira (8). 

Em todo o Estado, cerca de 34 milhões de eleitoras e eleitores devem comparecer às urnas em outubro para eleger os prefeitos e vereadores em cada um dos 645 municípios paulistas. Na região, apenas Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba podem ter segundo turno, de acordo com o número de eleitores. Pelo cenário atual, é o que pode ocorrer em Mogi, talvez em Suzano e muito improvável em Itaquá. 

E sempre é importante reforçar, também em um período pré-eleitoral, a importância do voto consciente. Temos uma grande leva de candidatos buscando se manter no cargo atual, e outros tantos querendo uma chance para ser o representante da população nas Câmaras e na Prefeituras. 

A definição dos candidatos deve ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando acontecem as convenções partidárias. Cabe a população avaliar a proposta que melhor se adequa ao que acredita e ao que deseja para o futuro de sua cidade. Procure conhecer os candidatos, seja aqueles que estão iniciando ou já percorrem essa estrada há anos, é preciso um olhar mais atento para sua trajetória e os projetos propostos ao longo da vida parlamentar ou no Executivo. 

O momento não pode ser apenas da disputa entre partidos, como temos acompanhado nas últimas eleições estaduais e na disputa da Presidência da República, mas de projetos que possam realmente melhorar as cidades nos mais diferentes aspectos e oferecer qualidade de vida para a sua população. 

É na cidade que as políticas públicas se efetivam, e precisam de pessoas comprometidas com esse objetivo, com um olhar para cada território e suas demandas, que podem ser as mais básicas, mas que não chegam a todos, como saneamento, asfalto e acesso à Saúde e Educação.