Se informar a partir de notícias verdadeiras, devidamente apuradas, tem se tornado uma necessidade cada vez mais urgente. Em tempos de rede social, imediatismo, textos curtos e pouco aprofundamento sobre temas importantes, consumir fakes news ou meias verdades é um risco alto para quem não se preocupa em conhecer a fonte da informação que está chegando diariamente até nós. 

É o Jornalismo, por meio do trabalho desenvolvido pelo jornalista, que difere a forma como uma notícia chega até a população. Enquanto muitas pessoas compartilham informações sem qualquer responsabilidade, técnica ou conhecimento, o jornalista apura com fontes seguras, investiga, avalia e publica ou transmite a notícia de forma responsável, informativa e embasada em dados, depoimentos e pesquisas. 

Muitas páginas existentes atualmente na Internet se dizem jornalísticas, mas muitas também não contam sequer com um jornalista responsável pela divulgação de informação. Reproduzir uma notícia sem apurar não é jornalismo nem papel de um jornalista. Não basta ter um celular e o registro de um determinado acontecimento para produzir um conteúdo jornalístico. Já passou da hora desse profissional ter o devido valor e reconhecimento que merece pelo papel que ele exerce dentro de uma democracia forte e sólida. 

Políticos do mais alto e dos mais baixos escalões já tentaram diminuir ou invalidar o trabalho jornalístico, inclusive perseguindo jornalistas, os ameaçando de forma velada ou clara, para quem quiser ver. Exercer o Jornalismo sempre ofereceu risco, mas nos dias atuais o medo é ainda maior, já que muitos daqueles que detém o poder preferem a desinformação e a ignorância. 

A boa notícia é que o jornalista, em sua grande maioria é corajoso, persistente e movido pelo desejo de contribuir para melhorar a sociedade onde vive. E são esses profissionais que recebem hoje, dia 7 de abril, Dia do Jornalista, o nosso agradecimento e reconhecimento, seja os que integram a equipe do Mogi News/Dat ou todos os demais que atuam para uma Imprensa livre, forte e destemida.