Diante da inversão demográfica com um envelhecimento populacional crescente, é importante pensar nas demandas dessa parcela cada vez maior da população, especialmente os mais vulneráveis. Vivemos uma época de pessoas cada vez mais longevas e nem todas conseguem envelhecer de forma saudável e podendo custear suas necessidades no dia a dia. 


Diante disso, são fundamentais iniciativas como a Bolsa Cuidados à Pessoa Idosa, projeto aprovado pela Câmara de Mogi das Cruzes no fim do ano passado e destaque em nossa edição de hoje. O valor parece pequeno, assim como o número de famílias beneficiadas, mas certamente será um grande diferencial. 


É preciso pensar nas demandas das pessoas idosas, que assim como as demais faixas etárias, devem ter assegurados os direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. O Estatuto da Pessoa Idosa destaca esses direitos e que sua efetivação cabe à família, à comunidade, à sociedade e ao poder público. Mas geralmente é a família, que é sobrecarregada nos cuidados e no atendimento das mais diversas demandas, sem o devido respaldo do poder público, o que pode mudar com iniciativas como da Prefeitura de Mogi. 

Suzano também lançou recentemente um novo programa de atendimento domiciliar, que atenderá não apenas idosos como pessoas com deficiência. Como bem destaca a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Almeida, a institucionalização é um caminho, mas enquanto for possível manter as pessoas próximas de suas famílias e das comunidades em que vivem, é o melhor a ser feito, por isso cabe o direcionamento de recursos financeiros e humanos para auxiliar as famílias, principalmente quando se trata de cuidados de longa duração.


Uma Política Nacional de Cuidados vem sendo discutida no âmbito federal, e é preciso que esse debate alcance os Estados e os municípios para que todos possam ter o devido cuidado e a merecida qualidade de vida, seja qual for a fase vivida.