Campanhas de conscientização e que servem como alerta à população em relação a algumas doenças são de extrema importância. É o que acontece neste mês com o “Novembro Azul”. A ação tem como objetivo desmistificar e também reforçar aos homens sobre os perigos do câncer de próstata. Durante todo mês, várias ações educativas estão programadas. 


Até o final de novembro, Mogi das Cruzes promove a campanha em todas as unidades de saúde para prestar esclarecimentos sobre a doença e reduzir o preconceito. Suzano contará com palestras sobre a saúde masculina, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de antígeno prostático específico, representada pela sigla em inglês PSA, que significa Prostate-Specific Antigens, para ajudar no diagnóstico de câncer de próstata antes mesmo que haja sintomas da doença. Já Itaquaquecetuba lançou o programa Avança Saúde Itaquá para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em toda a cidade com atendimentos direcionados. 


No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos, segundo o Ministério da Saúde. Estudos mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado, e para aqueles em que o pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos. 


Para que a campanha tenha efeito na população, não são necessárias apenas as grandes e fundamentais ações de conscientização coordenadas pelas secretarias existentes nos municípios do Alto Tietê - que, por sinal, fazem um grande esforço para disponibilizar materiais informativos para a sociedade e profissionais da Saúde. Atos singelos, pequenos eventos, ou apenas o uso do broche ilustrativo, no entanto, já são alertas às pessoas sobre essas doenças que são verdadeiros problemas de saúde pública. Enfim, qualquer atividade que abra espaço para discussões e palestras já contribui, e muito, para a conscientização e prevenção destes problemas.

A campanha existe e dura cerca de 30 dias, então, o mais importante nelas, é o legado que devem deixar à população durante todo ano, e não apenas nos dias em que estão em evidência. O assunto é sério e merece atenção e cuidado o ano todo.