Ano após ano e a destruição e o caos se repetem em temporadas de chuvas. No início de 2023, as fortes chuvas que atingiram toda a região afetaram diretamente a população. Quedas de muros, árvores e até de residências, foram algumas das ocorrências apontadas pela Defesa Civil dos municípios. No Brasil, o mês de outubro está marcado por tragédias em vários estados, e nem estamos no período ‘oficial de chuvas’. Em Santa Catarina, por exemplo, há 132 municípios com diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas que atingem o estado desde a última semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado ontem (9), 67 municípios já decretaram situação de emergência. Duas mortes foram confirmadas.

Já no Alto Tietê, como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes, responsável por serviços de manutenção e obras em toda a cidade, desenvolve de forma permanente ao longo do ano ações que visam prevenir prejuízos e transtornos já com foco nas fortes chuvas. 

Mesmo estando fora do período de chuvas é preciso reforçar as medidas para prevenção de ocorrências que se repetem todos os anos. O poder público precisa estar atento para reduzir o impacto de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos. Ações que precisam ser ampliadas com urgência já que eventos catastróficos podem custar vidas. Por isso deve ser prioridade os trabalhos de limpeza de bocas de lobo e de desassoreamento de rios e córregos que têm como objetivo remover resíduos e sedimentos acumulados. Trabalhos que devem envolver também a conscientização da população para o descarte correto de lixo e outros inservíveis. 

Outro ponto é com relação ao caos e os transtornos gerados no trânsito nas principais avenidas de acesso das cidades mais populosas, como Mogi, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, além de Poá. 
São muitas as ações indispensáveis que precisam ser intensificadas, pois podem ajudar a diminuir os impactos da estação mais quente e chuvosa do ano, que chegou com tudo antes do tempo previsto.