Quais as suas experiências com a área jornalística? Como se informa? Por quais canais? Quais mídias o acompanham? Quais notícias despertam a sua atenção? Estas perguntas formam o “termômetro midiático” de uma pessoa, a fim de conhecer o seu perfil como consumidor e produtor de conteúdo. E, com esse panorama, alinhar os conhecimentos que agrega no universo informacional. 

Por muitos anos, o jornalismo era visto apenas como uma fonte de notícias, transmitida de forma vertical. Eram poucos veículos, não existia uma conexão entre os emissores e os receptores, e as informações eram consideradas confiáveis. 

Atualmente, o papel pedagógico do jornalismo está em destaque. É possível aprender com o que é disseminado nas diferentes mídias, tanto as tradicionais quanto as independentes. Com a era digital, nos sentimos mais próximos dos produtores, podendo acompanhar o seu trabalho. A comunicação se preocupa em ser horizontal. E, com a variedade de canais, escolhemos nossos programas, conforme a credibilidade que nos passam.

O fato é que o jornalismo trabalha com dúvidas, incertezas e indagações. Para saná-las, instiga a curiosidade, a pesquisa, a investigação, a busca por respostas, e não as prontas, e sim, as analisadas. Em tempos em que todos são consumidores e produtores de conteúdo, esta dinâmica é propícia para ser levada aos contextos educativos, afinal, são espaços repletos de perguntas, as quais merecem respostas verídicas. 

A “postura crítica” que se exige dos educandos se instiga quando se dá a eles autonomia para desbravarem suas inquietações. Quando o induzimos a serem curiosos, questionadores, pesquisadores. Eis o trajeto para a “Pedagogia da Pergunta”, que auxilia no processo de conscientização. Eis o percurso para uma educação dialógica, horizontal, emancipadora; e não transmissiva e reprodutiva.  A dinâmica jornalística pode auxiliar nesta missão.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta