Dias quentes no Inverno; frios no Verão; ventosos no Outono; nublados na Primavera. As questões climáticas - afetadas em virtude do desequilíbrio ambiental - estão entrando na agenda educacional. Garantir um mundo sustentável é a missão para o futuro, mas, para ela ser cumprida, as ações devem ser aceleradas.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030, que elenca 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Eles apresentam problemas que ocorrem em âmbito global e que, emergencialmente, precisam ser amenizados. Ao todo, 193 países assumiram o compromisso de mobilizar esses objetivos em seus territórios. Pensar em estratégias para melhorar a saúde, reduzir a fome, garantir empregos, impedir a poluição, incentivar o consumo responsável, o descarte regular do lixo, evitar o desperdício de água, luz, energia, alimento. Dentre as inúmeras urgências, todas visam um propósito imprescindível: a preservação do meio ambiente.

As temáticas estão em discussão no âmbito escolar, sendo a educação ambiental um dos caminhos para disseminar a conscientização sobre a importância de atitudes sustentáveis para a qualidade de vida das pessoas e a proteção do planeta. 

O fato é que pequenas ações promovem grandes mudanças. Coleta seletiva do lixo; redução do desperdício; evitar a poluição; preservar áreas verdes são algumas delas, propagadas no contexto educativo. No entanto, elas devem ir para além dos muros da escola, repercutir entre a sociedade. 

A educação é o caminho para este processo de conscientização. Os educandos, como agentes de transformação, podem semear a sustentabilidade entre todos. Afinal, as ações precisam ser intensificadas; e os desastres ambientais demonstram essa necessidade. No entanto, preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. É uma missão coletiva! 

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete