Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A anemia causada por deficiência de ferro é denominada anemia ferropriva. O ferro é um nutriente essencial e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Pessoas com anemia podem se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas, falta de apetite, dificuldade de aprendizagem e apatia em crianças. Um quadro de anemia em mulheres pode influenciar na menstruação.

Um dos grandes problemas de saúde pública tem sido também a busca pelo corpo perfeito, usando dietas restritivas sem acompanhamento de profissionais capacitados. Essas dietas são caracterizadas pela diminuição ou restrição de nutrientes, desconsiderando práticas alimentares saudáveis para resultados rápidos e de baixa eficácia a longo prazo, podendo levar o indivíduo a doenças como a anemia.

No caso das anemias ferropriva, é preciso uma dieta mais rica em carnes vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão, vegetais verde escuros, leguminosas e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro. A quantidade de vitamina B12 disponível nos alimentos é bem pequena, mas é possível encontrar com mais frequência no fígado, salmão, sardinha, queijo, leite, ovos, porém, nesses casos, é necessário que os veganos tenham maior atenção, pois, muitas vezes, podem precisar suplementar a reposição de B12 na dieta.

A prevenção da anemia inclui uma dieta balanceada, exercícios físicos, evitar fumo e bebida alcoólica, além da avaliação com especialistas e exames periódicos.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e diretor científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (Abrapefi) - @abrapefi