A jornada pedagógica envolve a formação continuada em temáticas multidisciplinares, exigindo dos professores repertórios em várias áreas do conhecimento, além de habilidades e competências concernentes às demandas do século XXI, como as voltadas ao universo tecnológico. Uma delas é a educação midiática, que está sendo discutida nacionalmente com o propósito de integrar - de forma transversal - os currículos educacionais. Este processo demandará orientação para o planejamento, implementação, desenvolvimento e acompanhamento de projetos que visem à preparação dos educandos para a leitura crítica da mídia, aprendendo a participar do ambiente informacional e midiático, tanto nos formatos impressos quanto digitais.

Será que os educadores se sentem preparados para discutir esta temática com os alunos? Especialistas, que há anos desenvolvem projetos aliando as mídias ao processo educativo, estão ajudando nessa implementação, que, agora, poderá contar com um respaldo. Isso porque, finalmente, o assunto entra na pauta do governo federal, que está articulando um Programa de Educação Midiática para ser aplicado no ensino básico, e, inclusive, nas modalidades formal e não formal, uma vez que este é um conhecimento adquirido ao longo da vida.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República produziu um documento que está em aberto para consulta pública até 30 de junho. Os interessados - coletivos, instituições, universidades - podem enviar críticas e sugestões. As informações serão sistematizadas e definirão os eixos de atuação para a formulação de políticas públicas no segmento. Medidas que poderão fortalecer as propostas em andamento e oportunizar novas iniciativas para evidenciar que a educação midiática vai além da leitura crítica da mídia. Propõe o direito à informação e à liberdade de expressão; estimula a cidadania e, ainda, fortalece a democracia.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.