Sais minerais são potentes modificadores do pH dos líquidos do corpo humano, atuando como instrumentos de manutenção da saúde celular, pela alcalinização ou acidificação, de acordo com a necessidade do organismo. Cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio e manganês são fortes alcalinizantes, sem deixar de atuar como elementos energizantes e neutralizadores. Fósforo, enxofre, cloro, iodo, bromo, flúor, cobre e silício são poderosos agentes acidificantes. Para que o pH final seja, como se quer, ligeiramente alcalino.
Análogos aos minerais, sentimentos, emoções, agitação mental e física também possuem potencial alcalinizador ou acidificador de partes do organismo. Assim: estresse tende a acidificar o sangue! Acidez do sangue como fator negativo, porque implica em mais estresse. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso negativo: estresse a ponto de gerar mais estresse!
O organismo acidificado tende a manifestar sentimentos, emoções e reações "ácidas"! Raiva, inveja, ansiedade, ciúme, julgamento e crítica em excesso, exercícios físicos obsessivos, capazes de induzir à acidificação do organismo.
Ao contrário, é comum ao organismo devidamente alcalinizado compartilhar frequências, sentimentos e emoções prazerosos. Assim, o estado meditativo ou de oração, a vivência do belo, do bom humor, do positivismo, enfim do amor sadio, da verdade e do prazer de estar vivo podem ser considerados "alimentos" de grande potencial alcalinizante. Saibam ou não: instalou-se o círculo vicioso positivo, propício para gerar ricos dividendos!
Frutas frescas, legumes, hortaliças, ingeridos crus, devido ao elevado teor de sais minerais, energia, água e fibras, são exatamente os alimentos mais alcalinizantes. Agora, o limão é incomparável! Interessante por ele apresentar sabor ácido, mas não se engane, mal ele alcança o estômago, já está afetando os líquidos corporais, ao se combinar com os minerais alcalinizantes. Pois é, esta frutinha tão barata, comum e discreta tem o poder de mudar radicalmente a vida: no físico, no emocional, no mental, no espiritual. Como? Alcalinizando o sangue!
Raul Rodrigues é mestre em Engenharia e ex-professor universitário.