Cinco cidades da região poderão contar com 34 médicos contratados por meio do Programa Mais Médicos (PMM), retomado pelo Governo Federal no mês passado e que está oferecendo 6.252 vagas em todo o Brasil para profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros.
No Alto Tietê as vagas estão distribuídas em Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano. Segundo o Governo Federal, o objetivo da iniciativa é promover melhorias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vale lembrar que o Programa Mais Médicos foi lançado no ano de 2013 com a intenção de oferecer apoio na área da saúde pública para as regiões mais carentes do país.
Na época do lançamento, o programa gerou dúvidas, críticas e questionamentos, especialmente sobre a qualidade dos atendimentos prestados por profissionais estrangeiros, bem como o problema de língua o que poderia dificultar a comunicação com os pacientes.
Apesar disso, muitas cidades da região e do Brasil aderiram ao Mais Médicos e contaram com o reforço desses profissionais. Com a retomada do projeto, os municípios já sinalizaram positivamente para a contratação de médicos dentro das condições do programa.
Em Ferraz, por exemplo, município que conta com o maior número de vagas, sendo 13 no total, os profissionais irão compor as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município, fortalecendo os trabalhos e ampliando a oferta dos atendimentos.
É exatamente isso que se espera. Além de mais médicos, a meta é que a população tenha mais consultas, mais cuidado e, consequentemente, mais saúde.
Tudo que venha para agregar ao sistema público de saúde, com qualidade, é claro, deve ser reconhecido, levado em conta e apoiado.
Infelizmente faltam médicos para atuar nas regiões mais afastadas e carentes do Brasil. Oferecer condições para que os profissionais cheguem até esses locais para trabalhar e levar dignidade é de extrema importância para o país e para sua população, que sempre sofreu com a ineficiência dos serviços públicos.